Carregando
> SIGECAD Matrícula > O que é?

Integralização Curricular

Todo curso possui um Projeto Político Pedagógico (PPC) e a Estrutura Curricular é a disposição organizada de componentes curriculares em quantidade mínima necessária para que o aluno possa cursá-los com aprovação e esteja apto ao recebimento do grau relativo ao seu curso, portanto, um item fundamental desse projeto.

Os componentes curriculares são unidades de estruturação didático-pedagógica e correspondem a: disciplinas, módulos e atividades acadêmicas específicas.

Uma estrutura curricular é composta de disciplinas obrigatórias, eletivas e em alguns cursos também existem as disciplinas optativas.

O aluno para concluir um curso deverá cursar com aprovação:

As Atividades Acadêmicas Específicas são:

É importante ressaltar que, para os cursos de licenciatura, o Trabalho de Conclusão de Curso não é obrigatório, mas se na estrutura estiver como obrigatório é necessário que o aluno faça essa disciplina, ou seja, é a estrutura curricular que determina o básico para a formação do aluno no grau almejado.