A Virtual Private Network – VPN é uma conexão de rede protegida através de protocolos de encapsulamento, criptografia e autenticação em que promove acesso seguro aos dados da rede. Através da VPN é possível o Servidor Público da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, utilizar externamente, ou seja, de qualquer lugar, a maioria dos serviços da Rede Administrativa da UFGD, desde que possua uma conexão com a internet:
Para utilizar a VPN da UFGD, é necessário realizar a instalação do SonicWALL Global VPN Client, conforme descrito abaixo:
Passo 01:
Faça o download do VPN clicando sobre a opção correspondente as configurações de seu computador (32 bits ou 64 bits), essas informações podem ser encontradas no menu Propriedades do Sistema, no seu computador.
Clique aqui abaixo para realizar o download:
Passo 02:
Depois de realizado o download abra o instalador clicando sobre ele duas vezes, a seguir clique no botão Next>;
Passo 03:
Clique na opção I Agree e depois em Next>;
Passo 04:
Na janela seguinte marque a caixa de seleção Just me se apenas você irá utilizar o VPN na sua máquina ou Everyone, se qualquer pessoa poderá acessar esse problema se utilizar seu computador, conforme a imagem, e clique no botão Next>;
Passo 05:
Por último clique no botão Next> para iniciar a instalação;
Passo 06:
Aguarde a instalação ser concluída;
Passo 07:
Na janela subsequente, finalize a instalação com click em Close;
Passo 08:
Caso a seguinte janela seja aberta, clique no botão Cancelar, pois utilizaremos o arquivo com as pré-configurações;
Passo 9:
Agora realize o download das configurações pré-estabelecidas para o aplicativo, clicando logo abaixo com o botão direito do mouse e selecionando a opção Salvar Link Como...
Passo 10:
O aplicativo exibirá a seguinte janela, a seguir clique no menu Arquivo e escolha a opção de menu Importar;
Passo 11:
Clique no botão destacado na imagem abaixo e selecione o arquivo de configurações do Passo 9 (na pasta downloads):
A seguir clique no botão OK;
Passo 12:
Após a instalação e configuração clique no botão Habilitar para habilitar o uso;
Passo 13:
Será apresentada uma tela para você inserir seu login e senha (o mesmo do email insittucional da UFGD), clique no botão OK.
Passo 14:
Verifique se a conexão foi realizada através do status Connected, verifique na imagem abaixo:
Pronto! você já pode utilizar os serviços da rede administrativa UFGD em um local externo.
Observação: a instalação do programa deve ser feita no computador externo a Rede da UFGD.