Todas multas e bloqueios são geradas mediante aos atrasos nas devoluções de materiais bibliográficos tomados por empréstimos em uma das Bibliotecas da UFGD (Central, do HU e da FADIR).
Observação: Todas devoluções de materiais devem acontecer na mesma Biblioteca onde se retirou o material por empréstimo pelo usuário. Qualquer pessoa pode realizar o procedimento de devolução de material bibliográfico tomados por empréstimos nas Bibliotecas da UFGD.
|
Como se gera o quantitativo de Multas/Bloqueios?
As multas e bloqueios são gerados pelas proporcionalidades de materiais tomados por empréstimos pela quantidade de dias em atrasos. Verifique qual é a sua categoria de usuário (nas Bibliotecas ou no sistema da Biblioteca no UFGDNet). Ciente da sua categoria e de quantos materiais bibliográficos podem tomar por empréstimos e por quantos dias e não havendo atrasos no empréstimo poderá realizar duas vezes o mesmo empréstimo pela opção de renovações de materiais no sistema da Biblioteca no UFGDNet ou nos balcões das Bibliotecas da UFGD.
Quando encerram Multas/Bloqueios?
Todas multas param de ser geradas quando todos os materiais tomados por empréstimos pelo usuário são devolvidos na Biblioteca que o emprestou (Central, FADIR e na do HU). Caso o usuário faça a devolução parcial, (exemplo: está de posse de 04 exemplares e devolveu 02 exemplares) o sistema contabilizará parcialmente a quantidade de materiais empréstimos ainda ativos pela quantidade de dias que os materiais seguirão de posse do usuário. E somará a quantidade de multas pela quantidade total de material que estava de posse do usuário que geraram multas que transformarão em bloqueios.
O(s) bloqueio(s), se encerram quando o usuário cumpre o prazo gerado, por dia, pelas multas geradas pelos atrasos dos materiais não devolvidos nas Bibliotecas da UFGD.
Como acompanhar as Multas/Bloqueios?
O usuário pode requerer seu histórico nos balcões das Bibliotecas da UFGD, ou poderá acompanhar no sistema da Biblioteca no UFGDNet (
https://biblioteca.ufgd.edu.br). Para acessar o sistema o usuário vinculado a UFGD, deverá ter o login acadêmico ou login institucional. No balcão das Bibliotecas deverá apresentar o seu cartão (seja acadêmico ou o crachá) e os nossos servidores da Coordenadoria de Serviços de Biblioteca apresentarão seu histórico para acompanhamento.
Em caso de extravio ou dano com o material bibliográfico, o que eu faço?
Todos usuários que de posse do material bibliográfico tomado por empréstimos, venha a extravia-lo e/ou danificá-lo e necessite indeniza-lo. Seguir os passo do artigo
https://ajuda.ufgd.edu.br/artigo/453 ou entrar em contato pelo e-mail
biblioteca.dfc@ufgd.edu.br ou pelos telefones 3410-2517, 3410-2518, 3410-2521 e 3410-2581.
Observação: Os materiais indenizados que geraram multas e bloqueios, mesmo o usuário realize o processo de indenização, não serão removidos as multas e os bloqueios inseridos ao cadastro do usuário pelo sistema de gerenciamento de bibliotecas da UFGD.
|
Dúvidas: Quanto a indenização encaminhar e-mail para o endereço
biblioteca.dfc@ufgd.edu.br ou pelos telefones 3410-2517, 3410-2518, 3410-2521 e 3410-2581.
Dúvidas sobre os demais itens do artigo.
Tenha instalado e devidamente atualizado os sistemas do ADOBE READER, JAVA e o ADOBE FLASH PLAYER no seu aparelho.
-
Caso não tenha o login acadêmico, procure o técnico de laboratório da sua faculdade e requeira-o.
-
Caso não disponha do cartão acadêmico procure uma das três bibliotecas e requeira-o.
-
Caso não disponha do cartão institucional (crachá) procure a PROGESP.
Dúvidas sobre o artigo: Encaminhar e-mail para o endereço biblioteca.atendimento@ufgd.edu.br ou pelos telefones 3410-2511 e 3410-2519.
|